CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘CBN Economia’ com Nelson Rocha Augusto

Colunista comenta a estabilização da economia norte-americana
CBN Economia
Colunista comenta a estabilização da economia norte-americana

Colunista comenta a estabilização da economia norte-americana

Nesta quinta-feira, o programa CBN Economia discutiu o cenário internacional com o especialista Nelson Rocha Augusto. A análise focou nos recentes comunicados do Federal Reserve (Banco Central dos EUA) e do Banco Central Europeu, além das perspectivas para a China e o Brasil.

Cenário Internacional Positivo

O Federal Reserve divulgou a ata da última reunião, confirmando a recuperação robusta da economia americana. Apesar de uma leve aceleração inflacionária, a autoridade monetária não demonstra grande preocupação, projetando três ou quatro aumentos de 0,25% na taxa de juros ao longo do ano. O crescimento econômico americano é visto como forte, gerando empregos e lucros expressivos para as empresas.

Na Europa, a ata do Banco Central Europeu reforça um cenário positivo. A inflação permanece baixa devido à alta oferta, e a recuperação econômica, iniciada no ano passado, deve se manter expressiva, com crescimento médio projetado em 2,5%. Este crescimento aliado à baixa inflação é considerado uma excelente notícia.

Perspectivas para a China e o Brasil

A China, após o feriado do Ano Novo Chinês, inicia um ano com grandes expectativas de crescimento, com projeções de pelo menos 6,5%. Esse cenário internacional favorável impacta positivamente o Brasil, facilitando as exportações e aproveitando a capacidade ociosa da indústria brasileira, ainda em recuperação da crise passada. A expectativa é de crescimento mais expressivo no Brasil este ano, com reflexos positivos no emprego, renda e qualidade de vida.

Cenário Brasileiro e Eleições

As perspectivas para o Brasil em 2024 são positivas a curto prazo, contudo, a incerteza política em razão das eleições presidenciais de outubro e novembro impacta as projeções de longo prazo. O resultado eleitoral influenciará diretamente a condução da política econômica, podendo acelerar ou frear a recuperação econômica brasileira.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.