CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘CBN Economia’ com Nelson Rocha Augusto

Dados mostram recuperação na produção de veículos no país
CBN Economia
Dados mostram recuperação na produção de veículos no país

Dados mostram recuperação na produção de veículos no país

A produção de veículos no Brasil em atrássto de 2023 superou as expectativas, atingindo o melhor resultado desde 2014, com um crescimento de 15,4% em relação a julho e um aumento impressionante de 45% na comparação com atrássto de 2022. Foram produzidas mais de 260 mil unidades, um sinal claro de retomada do setor.

Retomada da Indústria Automobilística

Esse resultado positivo reflete uma tendência de recuperação da indústria brasileira como um todo, que vem mostrando sinais de crescimento em diferentes setores nos últimos quatro meses. A produção automobilística, em particular, demonstra uma forte recuperação, impulsionada tanto pelo mercado interno quanto, principalmente, pelas exportações.

Expansão das Exportações

Um fator crucial para o sucesso do setor em atrássto foi o aumento significativo das exportações, que representaram cerca de 30% do total de veículos produzidos. Países como Argentina e México ampliaram suas compras de veículos brasileiros, contribuindo para esse crescimento expressivo. Essa diversificação de mercados é um indicativo de fortalecimento da indústria nacional no cenário internacional.

Perspectivas Positivas para a Economia

A recuperação do setor automobilístico, combinada com outros fatores positivos como a queda da inflação e das taxas de juros, e a valorização do real, contribui para um cenário econômico mais otimista. As perspectivas são de crescimento econômico contínuo, com projeções de aumento de 2,5% para o próximo ano. A retomada da produção de veículos, com o retorno de trabalhadores e a ampliação dos turnos de trabalho nas montadoras, sinaliza uma recuperação mais duradoura e um aumento na geração de empregos.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.