Reforma da Previdência dos militares, bombeiros e polícia militar é aprovada no Congresso; colunista comenta
Indicadores econômicos positivos de 2019 impulsionaram a economia brasileira, mas as reformas estruturais são cruciais para um avanço consistente.
Reformas Estruturantes e seus Impactos
As reformas já implementadas geraram efeitos positivos nas expectativas e nas contas públicas. A reforma da previdência, incluindo militares, bombeiros e policiais militares, resultará em economia de R$ 60 a 70 bilhões em dez anos. A PEC paralela, que abrange estados e municípios, também promete significativa economia, mesmo que não seja aprovada em sua totalidade. Diversas entidades locais já iniciaram suas próprias reformas previdenciárias.
A Importância da Continuidade das Reformas
Para manter o crescimento econômico, a continuidade das reformas é fundamental. A reforma administrativa, por exemplo, visa otimizar o tamanho e a eficiência do Estado, reduzindo privilégios de algumas categorias de funcionários públicos. A manutenção das reformas garante competitividade e eficiência à economia, impulsionando indicadores como PIB, vendas no varejo e consumo de energia elétrica.
Leia também
Reformar para o Bem da Sociedade
É importante separar a questão política da necessidade das reformas. As reformas econômicas beneficiam a sociedade como um todo, melhorando a qualidade de vida da população. Ao reduzir gastos públicos e a dívida interna, o esforço da população para pagar impostos diminui. O crescimento econômico previsto para os próximos anos, embora não ideal, representa um avanço significativo em comparação com períodos anteriores.