Ribeirão Preto deve ter mais de 107 mil idosos ativos durante as eleições
Em Ribeirão Preto, o número de eleitores com mais de 60 anos ultrapassou 100 mil em 2020, representando um crescimento de mais de 16% desde 2016. Apesar da não obrigatoriedade do voto para essa faixa etária, a participação se mantém alta.
A importância do voto para os idosos
Para o sociólogo Vlaumir, a alta participação dos idosos se deve à percepção do valor do voto, fruto da experiência histórica de luta pela democracia e pelo direito ao voto. Eles compreendem o significado da participação política e o peso da ausência dela.
Medidas para a segurança dos eleitores idosos
Considerando que os idosos integram o grupo de risco para a Covid-19, a Justiça Eleitoral adotou medidas como fiscalização do distanciamento nas filas, uso obrigatório de máscaras e horário preferencial de votação das 7h às 10h para os maiores de 60 anos. A médica infectologista Silvia Fonseca recomenda o uso correto de máscaras e a higienização frequente das mãos com álcool gel.
Leia também
A participação ativa dos idosos
Dona Maria de Lourdes, de 75 anos, exemplifica a preocupação dos idosos com temas como meio ambiente e educação. A alta participação demonstra a importância do engajamento desse grupo na definição das políticas públicas e no futuro da cidade. A experiência e a memória política dos idosos são fundamentais para o processo democrático.



