Você sabe o que é uma startup? Entenda!
O quadro CBN Empreende estreia com Clayton Guimarães, mentor de startups de São Paulo do Sebrae e mentor convidado do Start Alto do Ministério da Indústria e Comércio Exterior. Nesta coluna, serão abordadas dicas importantes para quem pensa em empreender, quer sair da informalidade e tirar dúvidas sobre o cenário atual.
O que é uma Startup?
Segundo Clayton, startup é um termo em inglês sem tradução oficial, referindo-se a uma empresa emergente que busca desenvolver ou aprimorar um modelo de negócio escalável e repetível, preferencialmente disruptivo (com base tecnológica e que muda significativamente o que as pessoas recebem). O processo de criação e amadurecimento de uma startup envolve quatro passos: descobrir o cliente, validar suas necessidades, entender o mercado e criar uma solução que atenda a essa demanda. Uma startup pode ser qualquer empresa recém-criada, em fase de desenvolvimento, independente do setor.
Startups, Investimentos e Gestão
O funcionamento de uma startup é similar ao de uma empresa comum, com processos de abertura e investimento. O investimento em startups passa por diferentes fases: o fundador (bootstrap), família e amigos (FFF), investidores-anjo e capital de risco (Série A, B e C). A gestão em startups difere da gestão tradicional por ser menos hierárquica, com comunicação interna mais fluida e colaboração entre departamentos. A gestão em startups se adapta ao crescimento do mercado e ao feedback dos clientes, ao contrário da gestão tradicional, que parte do pressuposto de que o produto está pronto antes do lançamento.
Leia também
A pandemia acelerou a transformação digital, com um aumento de 71% nas compras online entre março e maio. Essa mudança nas prioridades do consumidor impactou diferentes segmentos, com alguns perdendo força e outros ganhando destaque. Grandes organizações estão atentas a essa tendência e realizando aquisições de startups. Para mais informações ou dúvidas, entre em contato pelo Whatsapp (99643950).