Colunista alerta sobre os riscos de intoxicação em crianças
Ainda hoje, muitas crianças são hospitalizadas devido à intoxicação por medicamentos, produtos de limpeza e outras substâncias. Os motivos são diversos, desde erros na dosagem até ingestão acidental.
Sintomas de Intoxicação Infantil
Segundo o Dr. Jairudh Carvalho Jr., alguns sintomas podem indicar intoxicação: sonolência excessiva, excitabilidade, pupilas dilatadas ou contraídas, fala incoerente e alucinações. É importante diferenciar esses sintomas de um simples mal-estar, como o causado pela febre.
Primeiros Socorros e Cuidados Médicos
Jamais induza o vômito em uma criança que tenha ingerido produtos tóxicos. Isso pode agravar o quadro, principalmente no caso de produtos de limpeza ácidos ou básicos. Não ofereça água ou leite. A primeira providência é procurar atendimento médico imediatamente. Leve o rótulo do produto ingerido, se possível, para auxiliar o diagnóstico. O médico poderá entrar em contato com um centro de toxicologia para determinar o melhor tratamento.
Leia também
Prevenção de Acidentes
Para prevenir acidentes, guarde produtos de limpeza em locais elevados e bem fechados. Escolha embalagens pouco atrativas para crianças. Medicamentos, especialmente os de uso controlado, devem ser mantidos trancados. Evite manter em casa medicamentos vencidos ou não utilizados, descartando-os em postos de saúde ou farmácias que ofereçam esse serviço. Mantenha apenas medicamentos básicos para febre e dor, pois a dose tóxica de outros remédios costuma ser muito alta. Antidepressivos à base de codeína e alguns antigripais merecem atenção especial, pois podem ser perigosos para crianças, mesmo em doses baixas.
A prevenção é fundamental para evitar acidentes com crianças. Ao seguir essas orientações, pais e responsáveis podem contribuir para a segurança dos pequenos e evitar situações de risco.