Como ensinar as crianças a criarem bons hábitos alimentares? Confira algumas dicas
Em um mundo repleto de guloseimas, criar hábitos alimentares saudáveis em crianças é um desafio para muitos pais. Conversamos com a pediatra Eloísa Betjol para obter orientações sobre como lidar com essa questão.
Alimentos a Evitar
De acordo com a pediatra, alimentos ricos em açúcar e gorduras, industrializados e ultraprocessados devem ser evitados, principalmente na infância. Esses alimentos, muitas vezes muito palatáveis, não oferecem o valor nutricional adequado e podem criar hábitos alimentares prejudiciais.
Lidando com Birras na Hora da Refeição
Eloísa destaca a importância de respeitar a saciedade da criança. Obrigar uma criança a comer além do seu limite pode piorar a situação. O ideal é oferecer um prato colorido e nutritivo, respeitando os sinais de que a criança está satisfeita. A recomendação é apresentar um alimento de 10 a 15 vezes antes de concluir que a criança realmente não o aceita. A forma de preparo também influencia; uma cenoura crua, por exemplo, pode ser rejeitada, enquanto a cozida pode ser aceita.
Leia também
Rotina e Horários das Refeições
No início da vida, com o aleitamento materno, a recomendação é seguir a demanda do bebê. Após a introdução alimentar (a partir do sexto mês), os horários das refeições podem ser alinhados aos da família, de forma gradual e respeitando a capacidade da criança. Por volta de um ano, a criança já pode participar das refeições familiares, desde que estas sejam balanceadas e nutritivas.
Em resumo, a orientação da pediatra enfatiza a importância do equilíbrio, do respeito à individualidade da criança e da paciência dos pais na construção de hábitos alimentares saudáveis e duradouros.