CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Ouça a coluna ‘CBN Filhos e Cia’ com Ivan Savioli Ferraz

'Síndrome da morte súbita do lactente', doença ainda pouco conhecida, tem gerado preocupação nos pais
CBN Filhos e Cia
'Síndrome da morte súbita do lactente', doença ainda pouco conhecida, tem gerado preocupação nos pais

‘Síndrome da morte súbita do lactente’, doença ainda pouco conhecida, tem gerado preocupação nos pais

Nesta semana, o quadro “Filhos e Companhia” abordou um tema preocupante e pouco conhecido: a Síndrome da Morte Súbita do Lactante (SMSL).

O que é a SMSL?

A SMSL é um mistério médico. Apesar de não haver estatísticas oficiais no Brasil, nos Estados Unidos, até o ano passado, era a terceira maior causa de mortalidade infantil. A SMSL ocorre quando uma criança aparentemente saudável morre repentinamente durante o sono, sem causa aparente, mesmo após exames e autópsias.

Fatores de Risco e Prevenção

Embora a causa exata seja desconhecida, alguns fatores de risco estão associados à SMSL. Dormir de barriga para baixo, exposição à fumaça de cigarro (mesmo durante a gravidez), compartilhar a cama com os pais e o excesso de cobertores ou agasalhos são alguns deles. Recomenda-se que bebês durmam de barriga para cima, em um ambiente livre de fumaça, em seu próprio berço, com roupas adequadas à temperatura ambiente e sem itens como bichos de pelúcia ou travesseiros.

Possíveis Hipóteses

Diversas hipóteses tentam explicar a SMSL, mas nenhuma foi comprovadamente confirmada. Algumas delas incluem distúrbios do sono que impedem a criança de se despertar diante de dificuldades respiratórias e problemas de regulação da temperatura corporal.

A SMSL é uma realidade que exige atenção dos pais e cuidados preventivos. Manter os bebês em um ambiente seguro e seguir as recomendações médicas são cruciais para reduzir os riscos.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.