A época do frio causa muitos transtornos às crianças; saiba como prevenir seu ‘pequeno’ das doenças típicas desta época do ano
As crises de tosse em crianças são uma queixa frequente em consultórios, principalmente em épocas de clima seco e maior poluição. Mas como lidar com esse incômodo sazonal?
Tosse: Sintoma, não doença
A tosse, assim como a febre, é um sintoma e não uma doença em si. É preciso identificar a causa para tratá-la adequadamente. Se a criança tem asma, por exemplo, o tratamento da asma irá, consequentemente, melhorar a tosse.
Tipos de tosse e seu significado
A tosse pode ser seca ou produtiva (com catarro). Ambas são fases de uma mesma condição. A tosse seca costuma aparecer inicialmente, enquanto a tosse produtiva indica que o corpo está respondendo à agressão (infecção, asma etc.) produzindo muco. A tosse produtiva não é necessariamente pior que a seca; apenas demonstra que a condição já dura alguns dias.
Leia também
Quando procurar ajuda médica
A maioria das tosses em crianças são causadas por infecções virais ou asma e tendem a desaparecer espontaneamente. No entanto, é importante procurar um pediatra se a tosse durar mais de duas ou três semanas, se for acompanhada de febre, escarro com sangue ou emagrecimento.
Em casa, medidas para controlar a asma, como reduzir a quantidade de ácaros (através da limpeza frequente de cortinas, tapetes e roupas de cama, e uso de capas antialérgicas), evitar a fumaça de cigarro e, em alguns casos, afastar animais de estimação, podem ajudar a melhorar o ambiente e aliviar a tosse. Lembre-se: a tosse é um mecanismo de defesa do corpo e não deve ser suprimida com xaropes sem orientação médica. O tratamento eficaz se concentra na causa da tosse, e não no sintoma em si.