Você sabia que quanto mais rápido o diagnóstico da meningite maiores são as chances de evitar sequelas? Fique por dentro
A meningite, inflamação das meninges, geralmente é causada por vírus ou bactérias. A rapidez do atendimento é crucial para evitar danos permanentes ou morte.
Sintomas da Meningite
Os sintomas clássicos incluem dor de cabeça, vômitos (geralmente em jato), fotofobia (sensibilidade à luz) e febre. Outros sintomas podem incluir nariz escorrendo, manchas pelo corpo, sonolência excessiva e rebaixamento do nível de consciência. Em casos graves, pode evoluir para coma. A meningite pode ser confundida inicialmente com um resfriado comum, mas a evolução, especialmente nas meningites bacterianas, apresenta um quadro mais evidente.
Contágio e Tipos de Meningite
A maioria das meningites é transmitida via respiratória, por meio de gotículas respiratórias. Existem diversos tipos, sendo as mais comuns as infecciosas (bacterianas e virais). As meningites bacterianas são mais graves, enquanto as virais geralmente não deixam sequelas. A vacina contra o meningococo C está disponível na rede pública e protege contra um tipo específico de bactéria causadora da doença. Vacinas contra outros tipos de bactérias causadoras de meningite estão disponíveis na rede particular.
Leia também
Diagnóstico, Tratamento e Sequelas
A meningite viral raramente causa sequelas. Já a meningite bacteriana pode levar a sequelas graves, como surdez, epilepsia, atraso no desenvolvimento e até a morte. A vacinação, iniciada na infância, é fundamental na prevenção.