Pediatra fala do risco de contágio da Covid-19 de mães grávidas ou amamentando para a criança
Amamentação e Covid-19: orientações para mães
Mães que amamentam e têm suspeita ou confirmação de infecção pelo novo coronavírus podem continuar amamentando. Essa recomendação se baseia em três fatores: o vírus não foi encontrado no leite materno; a criança provavelmente já está infectada pelo contato próximo; e os benefícios da amamentação superam os riscos de infecção pelo vírus. É essencial que essas mães usem máscara e lavem bem as mãos antes de amamentar.
Gravidez e Covid-19: cuidados no parto
Não há evidências de transmissão vertical do novo coronavírus (da mãe para o filho pela placenta), embora poucos casos tenham sido estudados até o momento. Ao nascer, recomenda-se minimizar o contato entre mãe e bebê para evitar a transmissão. A amamentação é estimulada, porém, o leite deve ser extraído manualmente ou com bomba de vácuo por outra pessoa, observando rigorosa higiene. A mãe deve usar máscara e lavar as mãos.
Recomendações Finais
Cuidar-se e sair de casa apenas quando extremamente necessário. Proteger os idosos e as pessoas socialmente vulneráveis. Aproveitar o tempo em casa para atividades como leitura.