CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Ouça a coluna ‘CBN Filhos e Cia’ com Jairo de Carvalho

Aumentam os casos de crianças com ferimentos nas extremidades; pediatra comenta o assunto
CBN Filhos e Cia
Aumentam os casos de crianças com ferimentos nas extremidades; pediatra comenta o assunto

Aumentam os casos de crianças com ferimentos nas extremidades; pediatra comenta o assunto

Recentemente, tem havido um aumento nos relatos de crianças apresentando pequenas manchas vermelhas pelo corpo, principalmente nas mãos, pés e boca, causando preocupação entre os pais. Para entender melhor essa situação, conversamos com o Dr. Jairutkar Valio Jr., pediatra.

Síndrome Mão, Pé e Boca: Uma Doença Benigna

Segundo o Dr. Jairutkar, essas manchas caracterizam a síndrome mão, pé e boca, causada pelo vírus Coxsackie. A doença geralmente se manifesta com febre, irritabilidade, tosse e mal-estar. Fora dos picos de febre, o estado geral da criança é bom, embora o apetite possa ser afetado. As pequenas placas vermelhas aparecem principalmente na boca, na garganta e nas mãos e pés, daí o nome da síndrome. Embora benigna, a doença requer cuidados.

Contágio e Prevenção

Devido à sua transmissão por contato, a síndrome mão, pé e boca é contagiosa. A saliva e a tosse são vias de transmissão. Crianças acometidas devem ser afastadas da escola ou creche por três a cinco dias, principalmente para evitar a preocupação de outros pais e a propagação do vírus. As lesões na pele desaparecem em cinco a dez dias. A prevenção inclui evitar o contato próximo com crianças doentes e a prática de higiene básica, como lavar as mãos frequentemente após tocar em locais públicos.

Sintomas e Cuidados

As manchinhas geralmente não causam desconforto, mas podem assustar os pais, principalmente quando ficam mais evidentes após atividades físicas ou banhos quentes. Um banho mais fresco e um ambiente mais tranquilo podem ajudar a aliviar a aparência das lesões. O maior desconforto costuma estar relacionado à alimentação, devido às aftas na boca, que podem ser sensíveis a alimentos secos, duros, temperados ou quentes, embora na maioria das vezes não causem dor significativa. Em resumo, a síndrome mão, pé e boca é uma doença viral benigna, autolimitada e de tratamento sintomático, que requer cuidados básicos de higiene e afastamento temporário da escola para evitar a contaminação de outras crianças.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.