CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Ouça a coluna ‘CBN Filhos e Cia’ com Jairo de Carvalho

Especialista faz análise da alta nos casos de conjuntivite na região de Ribeirão Preto
CBN Filhos e Cia
Especialista faz análise da alta nos casos de conjuntivite na região de Ribeirão Preto

Especialista faz análise da alta nos casos de conjuntivite na região de Ribeirão Preto

Olhos vermelhos, irritados e com dificuldade de visão: sintomas que podem indicar conjuntivite, doença que tem preocupado pais e profissionais de saúde. A alta incidência da doença, inclusive em crianças, tem lotado os postos de saúde recentemente.

Tipos de Conjuntivite

Existem três tipos principais de conjuntivite: alérgica, viral e bacteriana. A conjuntivite alérgica causa vermelhidão leve, coceira e inchaço nas pálpebras, geralmente afetando apenas um olho, mas podendo se manifestar em ambos. Já a conjuntivite viral costuma vir acompanhada de resfriado, tosse, febre baixa (que não ultrapassa 48 horas) e geralmente apresenta melhora entre os picos de febre. Por fim, a conjuntivite bacteriana se caracteriza por vermelhidão intensa, secreção purulenta (amarelada ou esverdeada), coceira e sensibilidade à luz.

Cuidados e Prevenção

A conjuntivite é contagiosa, exigindo cuidados de higiene rigorosos. Crianças com conjuntivite devem ser afastadas da escola. É importante lavar bem as mãos frequentemente, usar toalhas individuais e trocar diariamente fronhas e roupas de cama. O uso de soro fisiológico gelado pode aliviar a coceira e a irritação. Enquanto a conjuntivite viral e alérgica muitas vezes não necessitam de tratamento específico, a bacteriana requer antibiótico em colírio, prescrito por médico. Compartilhamento de brinquedos e objetos deve ser evitado. Embora geralmente não grave, a coceira intensa pode levar a lesões na córnea, comprometendo a visão. Por isso, é fundamental procurar atendimento médico caso os sintomas persistam ou se agravem.

Aumento de Casos e Duração da Doença

O aumento de casos de conjuntivite está relacionado à época do ano e à umidade do ar. Com os cuidados adequados e diagnóstico preciso, a melhora completa ocorre em três a cinco dias, raramente ultrapassando sete. Se a melhora não ocorrer nesse período, é necessário retornar ao médico para avaliação, que poderá encaminhar a um oftalmologista para exames mais detalhados e ajuste no tratamento.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.