Presença do atacante Neymar no ‘Jogo das Estrelas’ em Ribeirão continua sendo uma incógnita
O ano está terminando e Brodosque continua repleta de novidades. Uma delas é a exposição “Estação Brodosque: Patrimônio Histórico”, em cartaz na antiga estação ferroviária da cidade até o fim de janeiro.
Estação Brodosque: Um mergulho na história
A mostra, uma produção do Museu Casa de Portinari, narra a formação de Brodosque desde a chegada da Estrada de Ferro. Começando pelo movimento bandeirante e a criação de fazendas e povoados, a exposição destaca o crescimento do cultivo de café a partir de 1870 e a chegada da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, impulsionando o desenvolvimento econômico e social da região. A imigração italiana para o trabalho rural e a instalação da família Portinari em uma fazenda de café, onde Cândido Portinari nasceu, também são abordadas. A exposição inclui detalhes sobre máquinas a vapor e construções de ferrovias, incluindo a figura do engenheiro responsável pela implantação da ferrovia na cidade.
Visita imperdível
Além de conhecer um importante momento histórico e tecnológico, os visitantes podem explorar uma pequena marcenaria onde Portinari fabricava cadeiras. A exposição gratuita está aberta de terça a domingo, das 9h às 17h, na antiga estação ferroviária (Av. Dr. Rebouças, 364, centro de Brodosque). Vale a pena incluir a visita no roteiro de férias, principalmente para adolescentes, que podem aprender mais sobre a rica cultura da região e a história de Cândido Portinari.
Outras notícias
Ainda em Brodosque, o jogo beneficente “Roberto Carlos Entre Amigos”, dia 28, no Estádio Santa Cruz (20h), terá renda revertida para o Hospital de Câncer de Ribeirão Preto. Os ingressos custam R$ 10,00 mais 1 kg de alimento não perecível. Por fim, o documentário “O Amor Tem Gênero”, produzido por alunos de Jornalismo da Unesp, venceu o 12º Festival de Aruanda, em João Pessoa (PB).



