CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Ouça a coluna ‘CBN Giro Sobre Rodas’ com Tiago Songa

Colunista faz uma retrospectiva da evolução dos veículos nos últimos 40 anos
CBN Giro Sobre Rodas
Colunista faz uma retrospectiva da evolução dos veículos nos últimos 40 anos

Colunista faz uma retrospectiva da evolução dos veículos nos últimos 40 anos

A CBN, em seu programa Giro sobre Rodas, comemorou 28 anos no ar e 40 anos da emissora. A equipe relembrou a evolução dos carros, comparando o cenário automobilístico de 1979 com a realidade atual.

O Brasil em 1979: Um retrato sobre rodas

Em 1979, a Iptv iniciou suas transmissões, e o cenário automobilístico brasileiro era bem diferente. Os carros de reportagem eram imponentes Veraneios, capazes de transportar toda a equipe e equipamentos. Modelos como o Opala e os carros de 250s, com motores 4100 centímetros cúbicos, eram comuns. A polícia paulista utilizava bastante o Veraneio, conhecido como camburão. A Chrysler lançou os modelos Magnum e Lebaron, com destaque para seus quatro faróis. A Fiat apresentou a Fiorino, ainda em produção atualmente. A Gurgel, empresa brasileira, lançou os modelos X15 e G15. A Puma fabricava o GTD e lançou o GTD2. A Ford apresentou a S1000, e a Volkswagen, o Gol, que se tornou um grande sucesso, substituindo o Fusca. Um modelo curioso da época foi o Fiat Dardo, fabricado pela Corona, uma réplica brasileira do Fiat X19.

A Crise do Combustível e o Passat Iraquiano

A crise do petróleo em 1978 impactou o Brasil, com postos de gasolina fechando aos fins de semana e racionamento. A Volkswagen, por conta de um acordo comercial rompido com o Iraque, inundou o mercado brasileiro com milhares de Passat, os famosos “Passat Iraquianos”.

A abertura da importação e os anos 90

Nos anos 90, com a abertura da importação, a indústria automobilística brasileira se modernizou. A Fiat lançou o Tempra, a Chevrolet o Omega e o Corsa, substituindo o Chevette. A Ford, em parceria com a Volkswagen, lançou o Ford Verona, e a Mitsubishi chegou ao Brasil com o Mitsubishi Lancer. O programa finaliza com uma menção ao Salão do Veículo Elétrico em São Paulo, destacando a evolução para a mobilidade elétrica.

A trajetória da indústria automobilística brasileira, desde os robustos veículos de 1979 até a chegada dos carros elétricos, demonstra a constante adaptação às mudanças econômicas e tecnológicas do país.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.