Fusca elétrico? Evento da Volkswagen, em Frankfurt, traz o lançamento que abalou o mundo dos apaixonados por motores
O programa CBN, Giro sobre Rodas discutiu o lançamento de um Fusca elétrico pela Volkswagen, um evento que chamou a atenção na semana do automóvel de Frankfurt.
Fusca Elétrico: Uma Novidade da Volkswagen
A Volkswagen surpreendeu o mercado com a conversão elétrica de seu modelo clássico, o Fusca. Utilizando elementos do projeto do novo ID elétrico, a empresa criou uma versão com motor de 82 cavalos de potência e autonomia de 200 km. A conversão, que utiliza a técnica plug & play, envolve a substituição do chassi original por um novo, já equipado com o motor elétrico. A empresa e.classic, na Alemanha, é responsável por essa conversão.
Vantagens e Implicações do Fusca Elétrico
O Fusca elétrico apresenta ganho significativo de espaço no porta-malas, devido ao tamanho reduzido do motor elétrico. Sua chegada ao Brasil é esperada, impulsionada pela tendência mundial de eletrificação e pelas restrições à circulação de veículos a combustão em grandes centros urbanos europeus. A iniciativa da Volkswagen é vista como uma forma de atender a um público de entusiastas de modelos clássicos, permitindo que eles mantenham seus veículos em circulação, mesmo com as novas regulamentações.
Leia também
- O CBN Giro Sobre Rodas foi transmitido diretamente do Califórnia Volks Brother, o maior evento de veículos Volkswagen da região
- Há 64 anos encerrava-se a fabricação da 'Romi-Isetta', o primeiro quatro rodas produzido no Brasil
- Com boa sequência, Tiago Splitter se destaca como técnico do interino do Portland Trail Blazers
O Dia do Automóvel Antigo e a Preservação da História
A conversa também abordou o Dia do Automóvel Antigo (5 de setembro), lembrando a importância da preservação da história automotiva. A data, inicialmente celebrada em São Paulo, ganhou adesão em outras cidades e estados, embora com datas variadas. A preservação de veículos antigos permite uma viagem no tempo, mostrando as diferenças entre a produção automobilística em diferentes épocas e contextos econômicos e geopolíticos, como a comparação entre carros franceses e americanos de 1949, exemplificando as realidades distintas da Europa e dos Estados Unidos no pós-guerra.
A discussão destacou a paixão dos colecionadores e a importância de preservar a memória automotiva, mostrando a evolução tecnológica e os reflexos históricos e econômicos na indústria automobilística.