Caoa fica próxima de acordo com a Ford para compra da fábrica de São Bernardo do Campo
A compra da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo pela Caoa está praticamente fechada, segundo informações do jornalista Tiago Songa, da CBN. Apesar de nenhuma empresa ter se manifestado oficialmente, o governador João Doria já havia antecipado o acordo há cerca de quatro semanas. A negociação ocorre em meio a uma greve dos funcionários da Ford, que já dura mais de 40 dias, e que teve suas condições de trabalho alteradas durante o processo.
Greve e Negociação
A greve na fábrica da Ford, inicialmente com três dias de trabalho por semana, foi reduzida para apenas dois dias após o anúncio da possível compra pela Caoa. A situação na fábrica é considerada difícil, com a produção de veículos Fiesta e caminhões já superando a demanda do mercado. Embora não haja confirmação oficial, a Caoa pretende focar na produção de caminhões, utilizando a licença da Ford, e não há informações sobre a produção do Fiesta na fábrica.
A Caoa e o Mercado
A Caoa, uma das maiores distribuidoras da Ford no Nordeste, vê na aquisição uma oportunidade de expandir sua atuação no mercado de caminhões. A empresa tem capacidade para retomar e aumentar a produção, fortalecendo sua posição no setor. A negociação, inicialmente mantida em segredo, tornou-se pública, confirmando os rumores anteriores.
Leia também
- O CBN Giro Sobre Rodas foi transmitido diretamente do Califórnia Volks Brother, o maior evento de veículos Volkswagen da região
- Há 64 anos encerrava-se a fabricação da 'Romi-Isetta', o primeiro quatro rodas produzido no Brasil
- Com boa sequência, Tiago Splitter se destaca como técnico do interino do Portland Trail Blazers
Novos Modos de Transporte
Além da notícia sobre a Caoa e a Ford, o programa abordou o desenvolvimento de veículos voadores. Uma empresa holandesa, a PAL-V, apresentou um protótipo de um girocóptero que estará disponível em 2020, com capacidade para voar até 500 quilômetros e rodar 1300 quilômetros no solo. A regulamentação para o uso desses veículos ainda é um desafio, variando entre os países, gerando preocupações sobre o controle do tráfego aéreo.
Por fim, o programa comentou sobre as brincadeiras do Dia da Mentira de algumas montadoras, como a Audi e a Toyota, que divulgaram informações falsas e criativas sobre novos modelos e tecnologias, gerando memes e diversão nas redes sociais.