Como medir o desempenho de um trabalhador? Confira as dicas!
Neste Giro, discutimos a importância da medida de desempenho, baseando-nos na frase de Eliyahu M. Goldratt: “Diga-me como me medes e eu te digo como me comportarei”. Essa afirmação, extraída do livro “A Meta”, destaca a influência direta da forma como medimos o desempenho de uma equipe nos resultados obtidos.
Como a Medida de Desempenho Influencia o Comportamento
A maneira como líderes orientam suas equipes na mensuração do desempenho determina diretamente a resposta dessas equipes. Se um vendedor é medido pelo número de visitas, ele fará muitas visitas. Se a métrica for o volume de vendas, ele focará em vendas em si. E se o lucro for o foco, ele buscará vendas lucrativas. As pessoas reagem de acordo com os indicadores que lhes são apresentados.
A Importância da Clareza na Mensuração
É crucial que a liderança tenha clareza sobre o que busca. Se o objetivo é alcançar vendas lucrativas, a equipe deve ser orientada e avaliada dessa forma. Se o objetivo é um consultório médico cheio, a avaliação deve considerar não apenas a lotação, mas também a qualidade dos procedimentos realizados. Da mesma forma, medir o desempenho de professores pode envolver avaliar a satisfação dos alunos, a aplicação do conteúdo ou a promoção dos alunos após as aulas. A forma de medir define o comportamento.
Leia também
Implementando a Medida de Desempenho na Prática
O ser humano tende a agir em seu próprio benefício, buscando se proteger e se orientando pelos indicadores que lhe são apresentados. Para um atendimento médico, por exemplo, medir a satisfação do paciente, se ele retornou ou se recomendaria o serviço são métricas mais eficazes do que simplesmente perguntar se o paciente gostou do atendimento. O resultado esperado deve ditar a forma de mensuração. Se buscamos autonomia, esforço ou resultado, devemos medir esses aspectos. A percepção da equipe sobre como está sendo avaliada define seu comportamento.



