Colunista fala das iguarias que podem ser preparadas a partir do cupuaçu
Nesta semana, nossa mesa para três discutiu três frutas brasileiras: goiaba, graviola e cupuaçu. Vamos focar hoje no cupuaçu.
O Cupuaçu: Uma Fruta Amazônica
O cupuaçu, apesar de ser mais conhecido na região amazônica, também é encontrado em outras partes da América do Sul e Caribe. Seu cultivo se dá melhor em regiões de clima tropical chuvoso. Curiosamente, a cidade de Presidente Figueiredo, no Amazonas, realiza uma grande festa anual para celebrar a colheita dessa fruta.
Do Imperador aos Chocolates: A História do Cupuaçu
O cupuaçu tem uma história rica e interessante. Dom Pedro II, o último imperador do Brasil, era um grande apreciador do cupuaçu e seu sorvete, o que contribuiu para a popularização da fruta entre a aristocracia da época. Após um período de menor destaque, o cupuaçu voltou à cena, principalmente como ingrediente em chocolates e bombons de páscoa, ganhando espaço em receitas gourmet, como mousses e sorvetes.
Leia também
O Aroma Inconfundível do Cupuaçu
Uma característica marcante do cupuaçu é seu aroma intenso e agradável, que perfuma ambientes com facilidade. Sua popularização se deu, em parte, pela descoberta de seu potencial como ingrediente em chocolates e outros produtos, impulsionando seu consumo no Rio de Janeiro, São Paulo, e outras regiões do Brasil. Hoje, é possível encontrar o cupuaçu em diversas preparações, desde as mais tradicionais até as mais sofisticadas, mostrando sua versatilidade e delicioso sabor.



