CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘CBN Mesa Para Três’ com Fernando Kassab

Você gosta de graviola? Saiba mais sobre a fruta
CBN Mesa Para Três
Você gosta de graviola? Saiba mais sobre a fruta

Você gosta de graviola? Saiba mais sobre a fruta

Pra estar com a gente mais uma vez, Fernando. Cassabe já está posta que é a nossa mesa desta terça-feira, Cassabe. Tudo bem?

Um Pouco de História da Graviola

Boa tarde, Márcio. Flateste. Tudo ótimo. Boa tarde a você e aos nossos ouvintes da Fevereira, no dia da Fevereira. Ontem foi dia de goiaba e hoje tem uma fruta que também tem um histórico semmocêntico que também ocorre do Caribe para baixo, várias partes do continente americano. A graviola, típica do sul, é muito comum na Amazônia, Pará, Rondônia, Acre, mas também no Nordeste, onde é muito popular. Quem já foi para o Nordeste, certamente já tomou um picolé de graviola.

Graviola no Brasil: Do Império à Gastronomia Moderna

Antigamente, a maior produtora de sorvete do Brasil tinha um leque de sabores com graviola, justamente pela sua aceitação. Assim como a goiaba, tem um cheiro maravilhoso. Em Cuba, existem várias receitas que usam a graviola. A graviola é muito popular no Brasil, e a família imperial brasileira apreciava a fruta, inclusive em preparos de sorvete. Atualmente, a graviola, como outras frutas brasileiras, é usada em sobremesas sofisticadas, sucos e sorvetes, muitas vezes servida com caldas de outras frutas. O sorvete de graviola, normalmente servido com caldas de outras frutas, tem um toque brasileiro que destaca nossa rica diversidade.

Versatilidade na Cozinha

A graviola se dá menos bem em receitas salgadas. Ela não combina com molhos agridoces, mas pode ser usada em pratos com carne de porco, aves (frango, pato, perdiz) e peixes. Seu sabor exótico faz sucesso em diversas receitas.

Amanhã tem cupuaçu, para fechar a série de frutas brasileiras. Muito obrigado, Cassabe, por mais uma vez e encontro marcado para amanhã, logo depois das 3h30. Vou fazer a próxima para solucionar a dúvida.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.