Colunista lembra da crise no abastecimento de carne, em 1986
A alta no preço das carnes, principalmente no segundo semestre, tem impactado diretamente o consumidor brasileiro. Situação semelhante ocorreu em 1986, quando uma grave crise de abastecimento gerou uma campanha política memorável com o slogan “Vou pegar o boi no pasto”.
Impacto nos Restaurantes
O impacto da alta de preços é sentido principalmente nos restaurantes. Muitas churrascarias, por exemplo, retiraram os indicadores de “pode servir” e “não pode servir” (vermelho e verde) de suas mesas. Essa medida, segundo relatos de garçons, gerentes e donos, ajudou a controlar o consumo, já que a ausência dos indicadores fez com que os clientes fossem mais conscientes na hora de pedir.
Dicas para o Consumidor
Diante do cenário de preços elevados, o consumidor precisa ser criativo. Uma alternativa é optar por peixes, escolhendo bem a procedência e o tipo. Outra opção é variar o cardápio, utilizando cortes de carne menores e mais baratos, como tirinhas ou iscas, ou ainda, priorizando aves como frango ou peru. Preparar pratos como refogados e guisados, utilizando ingredientes mais acessíveis, também é uma boa estratégia. A criatividade na cozinha pode ajudar a economizar sem abrir mão de uma ceia saborosa.
Leia também
O Futuro e a Criatividade
Com o aumento previsto no preço do trigo para o início do ano, a criatividade continua sendo a palavra-chave. Aproveitar o pão velho para fazer torradas, por exemplo, é uma alternativa simples e saborosa. Para o Natal e Ano Novo, a sugestão é optar por porções de carne já picadas ou investir em receitas mais econômicas, como uma deliciosa peixada. A variedade e a criatividade na hora de preparar as refeições são fundamentais para driblar os altos preços e garantir uma ceia especial.



