Você sabe quais as comidas prediletas de Dom João VI e Dom Pedro I? Mate sua curiosidade
Nesta quinta-feira, apresentamos um compilado curioso sobre as preferências gastronômicas de figuras históricas e personalidades famosas.
Os Hábitos Alimentares da Família Real Portuguesa
Dom João VI, conhecido por trazer a família real para o Brasil, tinha um apetite surpreendente. Registros históricos apontam que ele consumia três frangos por refeição, chegando a quatro em ocasiões especiais, acompanhados de arroz, feijão e mangas. Seu filho, Dom Pedro I, apreciava a caça e carnes bovinas e suínas, além do tradicional arroz e feijão. Já Dom Pedro II demonstrava preferência por canja de galinha, consumida diariamente.
Preferências da Família Imperial e Outras Personalidades
A princesa Isabel, bisneta de Dom João VI, tinha um gosto refinado por doces portugueses, como o mar de gemas, e brasileiros, como o quindim e o pondeló. Já Napoleão Bonaparte, famoso imperador francês, batizou um prato: o frango Marengo, um refogado com lagostins e ovos fritos. A rainha Elizabeth II, conhecida por sua longevidade, demonstrava preferência por castanhas, nozes e linguado grelhado com legumes.
Leia também
Um Paladar Eclético Através da História
De reis a rainhas, de imperadores a princesas, fica evidente a diversidade de gostos e hábitos alimentares ao longo da história. Desde as refeições fartamente servidas de Dom João VI até a dieta mais equilibrada da Rainha Elizabeth II, cada paladar revela um pouco da cultura e do tempo em que essas personalidades viveram.



