CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘CBN Mesa Para Três’ com Fernando Kassab

Colunista fala sobre o as receitas de comidas com flores
CBN Mesa Para Três
Colunista fala sobre o as receitas de comidas com flores

Colunista fala sobre o as receitas de comidas com flores

O uso de flores comestíveis na culinária brasileira vem ganhando cada vez mais espaço, embora muitas pessoas ainda desconheçam a variedade e os benefícios dessas iguarias.

Flores Comestíveis: Uma variedade saborosa

Diversas flores são comestíveis e podem agregar sabor e beleza aos pratos. Algumas das mais conhecidas são a abóbora (também chamada de cambuquira), o hibisco (usado em chás, molhos e doces), a rosa (com exceção das variedades bicolridas, que exigem cuidado e conhecimento botânico para garantir sua segurança), a violeta (utilizada em receitas francesas), e a capuchinha (conhecida como “sapatinho-de-diabo”, com sabor semelhante ao trevo).

Deliciosas flores da culinária brasileira

A culinária brasileira também conta com flores menos conhecidas, mas igualmente saborosas. Um exemplo é a flor usada na Mandiçoba, uma sopa da culinária indígena Urubu, feita com a flor Atui, típica da região amazônica. O gerânio, embora menos presente em jardins atualmente, também é comestível e pode ser usado em temperos de peixe e saladas.

Outras flores comestíveis incluem a flor de cebolinha, o amor-perfeito e o malmequer. A grande variedade de flores comestíveis disponíveis no Brasil, especialmente em um país com clima tropical, representa um potencial ainda pouco explorado na gastronomia nacional.

Um universo de sabores a descobrir

A utilização de flores comestíveis na culinária oferece uma oportunidade de explorar novos sabores e texturas, enriquecendo a experiência gastronômica. É importante, no entanto, ter cautela e buscar informações sobre a origem e a segurança das flores antes de consumi-las, principalmente no caso de variedades menos conhecidas.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.