Colunista fala dos pratos de um renomado restaurante em Lisboa, capital de Portugal
A mesa para três da CBN discute a influência de pesquisas na alimentação, destacando o impacto de estudos controversos sobre o consumo de ovos, café e carne vermelha.
Jurados renomados
O programa apresenta jurados de renome internacional, como Claude Troigros e José Avillez, este último conhecido por sua expertise e mais de dez casas espalhadas por Lisboa e outras cidades. Avillez, apesar de português, adaptou sua fala para o público brasileiro.
Fake News na Gastronomia
A discussão aborda a disseminação de informações imprecisas no meio gastronômico, comparando-as às “fake news” atuais. Estudos sobre ovos e óleo de soja são citados como exemplos de como informações podem ser distorcidas e gerar insegurança alimentar.
Leia também
O caso da carne vermelha
Um estudo do Dr. Bradley Johnson, que defende o consumo de carne vermelha, gera polêmica por seus possíveis conflitos de interesse com indústrias alimentícias. A reportagem destaca a dificuldade de se obter informações confiáveis sobre alimentação, dada a influência de diferentes interesses.
Cozinhar em casa como solução
O programa defende a importância de se ter uma base sólida na alimentação, reduzindo a dependência da indústria e incentivando o preparo de alimentos em casa. A autonomia na cozinha é apresentada como forma de garantir a saúde e o bem-estar, evitando a influência de informações tendenciosas.
O programa finaliza com a menção ao restaurante de José Avillez em Lisboa, “Bairro do Avillez”, descrito como um espetáculo gastronômico localizado em um bairro charmoso da cidade.



