Qual a importância de um chefe de cozinha dentro de um restaurante? Saiba mais sobre a profissão
Nesta semana, o programa Mesa para Três recebe o arquiteto e gastrônomo Diácomo, substituindo o chef Cassabe, que está de férias.
Diácomo: Uma trajetória entre arquitetura e gastronomia
Diácomo, arquiteto há 30 anos, sempre teve a gastronomia como hobby. Após anos na arquitetura, decidiu oficializar sua paixão pela culinária, retornando ao banco escolar para cursar gastronomia. Ele compartilha suas experiências, destacando a diferença entre a percepção glamourizada da profissão e a realidade do trabalho árduo envolvido.
Desmistificando a profissão de chef
O convidado explica que a função de chef vai muito além do glamour. Envolve gerir a equipe da cozinha, selecionar ingredientes, desenvolver cardápios, controlar a qualidade e, acima de tudo, trabalhar exaustivamente, sem folgas. Diácomo traça um paralelo entre a arquitetura e a gastronomia, mostrando a similaridade dos processos criativos e executivos em ambas as áreas.
Leia também
Ingredientes para o sucesso na gastronomia
Para Diácomo, o amor pela cozinha é fundamental. Além disso, é preciso conhecimento dos ingredientes, memória olfativa e gustativa aguçada para harmonizar sabores. Ele acredita que existem muitas oportunidades no mercado gastronômico, mas o sucesso depende da criatividade e do empenho individual, da capacidade de inovar e atrair clientes.
Diácomo, filho de italianos, promete compartilhar sua experiência com a culinária italiana e a fusion food nos próximos episódios. Sua participação especial enriquece o programa com conhecimento e perspectivas únicas sobre o universo da gastronomia.



