Feijoada faz sucesso em países da Europa
A feijoada, prato tipicamente brasileiro, conquistou o paladar europeu, especialmente em Portugal e Espanha. Devido à sua popularidade, o feijão preto, ingrediente principal da feijoada, tornou-se mais acessível em restaurantes da região, ultrapassando em opções o tradicional feijão vermelho.
Feijoada: Um sucesso internacional
A presença marcante da feijoada em cardápios de restaurantes, tascas e bares, demonstra sua inserção na gastronomia local. Em Portugal, a feijoada já era comum, existindo inclusive uma versão africana, feita com feijão avermelhado. A versão brasileira, no entanto, com o feijão preto, ganhou enorme espaço, tanto em Portugal quanto na Espanha.
Ingredientes e semelhanças culturais
Além do feijão preto, outros ingredientes da feijoada brasileira também contribuíram para seu sucesso. A couve, por exemplo, muito popular na Espanha e Portugal, é preparada de diversas maneiras, inclusive na versão fatiada finamente, como na feijoada brasileira. Essa familiaridade com os ingredientes e o método de preparo facilitou a aceitação do prato.
Leia também
Turismo e reconhecimento
O crescente turismo em Portugal e Espanha, eleito destino do ano por três anos consecutivos, contribuiu para a popularização da feijoada. A presença de turistas de diversas nacionalidades, incluindo brasileiros, impulsionou a procura pelo prato, tornando-o uma especialidade nos estabelecimentos locais. A feijoada, portanto, transcendeu fronteiras, representando a cultura brasileira e encantando paladares internacionais.



