CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘CBN Mesa pra Três’ com Fernando Kassab

Saiba como é a merenda escolar em outros países
CBN Mesa pra Três
Saiba como é a merenda escolar em outros países

Saiba como é a merenda escolar em outros países

Mais uma vez, conversamos com os ouvintes do Giro CBN. Hoje, continuamos nossa discussão sobre a alimentação escolar em diferentes países, dando sequência ao tema abordado ontem.

Cardápios Escolares no Japão

No Japão, a maioria das escolas utiliza a própria sala de aula como refeitório. As refeições são tipicamente compostas por uma salada (com ingredientes como pepino, rabanete e nabo, temperados com vinagre), uma proteína (peixe, queijo de soja, tofu ou frango), arroz, sopa (de vegetais, tofu ou macarrão) e fruta. Os alunos utilizam seus próprios palitinhos (hashis) e são responsáveis pela limpeza após a refeição, demonstrando uma forte tradição cultural ligada à alimentação.

Alimentação Escolar na Finlândia e Coreia do Sul

Na Finlândia, existe uma lei que garante que todas as refeições escolares cubram um terço das necessidades alimentares diárias dos alunos. Em Helsinque, vegetarianos têm direito a um prato vegetariano exclusivo semanalmente. Na Coreia do Sul, assim como no Japão, a limpeza da mesa após as refeições é um hábito comum. O cardápio inclui pratos típicos como kimchi (feito de vegetais fermentados), bibimbap (arroz com vegetais e pasta de pimenta) e outras preparações com foco em vegetais e ingredientes tradicionais.

Em resumo, a tradição cultural de cada país influencia fortemente o cardápio escolar. Observa-se uma ênfase em ingredientes frescos e vegetais, evitando alimentos processados como frituras. A experiência em países como Japão, Finlândia e Coreia do Sul demonstra a importância de políticas públicas e hábitos culturais na promoção de uma alimentação escolar mais saudável e nutritiva.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.