Receitas típicas de Natal causam boas recordações ao colunista
Neste Natal, a CBN Ribeirão Preto relembra tradições e sabores, especialmente os gastronômicos. Em um bate-papo na mesa para três, Fernando Cassabe compartilha memórias afetivas ligadas à data, destacando a evolução da gastronomia brasileira.
A Gastronomia Evolui
A mesa de Natal e Ano Novo se tornou um símbolo da evolução gastronômica no Brasil. Até pouco tempo, a variedade de produtos era limitada. O número de azeites disponíveis, por exemplo, era irrisório se comparado à grande oferta atual, com mais de 150 marcas de azeite extra virgem.
Memórias Culinárias
Durante uma gravação em Batatais, Cassabe visita uma padaria e encontra Cleber e Daniela, produtores de queijos artesanais. A colhada seca, um queijo produzido por eles, desperta lembranças da infância de Cassabe, recordando os preparos culinários da sua mãe, com forte influência libanesa. A colhada, feita com leite puro, era um alimento presente no dia a dia da família, usada em diversas receitas, desde o simples pão com azeite até o sofisticado quibe labanique.
Leia também
Um Natal de Sabores e Recordações
A conversa sobre a colhada seca remete Cassabe às tradições natalinas e às memórias afetivas ligadas à culinária familiar. A experiência gastronômica se torna um elemento fundamental na celebração, carregada de significado e emoção. O programa finaliza com votos de um Natal de luz e paz.



