Conheça a história por trás da receita do ‘molho Alfredo’
O Fettuccine Alfredo: Uma história de 110 anos
Um encontro inusitado
Tudo começou com um relato inusitado da ouvinte Cléo, natural de Serrana, que ouve a coluna da CBN mesmo quando visita sua cidade natal. Ela contou ao colunista Fernando Cassabe sobre sua paixão pelo Fettuccine Alfredo, despertando a curiosidade sobre a história por trás deste prato tão famoso.
O nascimento de um clássico
Criado em 1908 pelo chef Alfredo di Lelio, em seu restaurante em Roma, o Fettuccine Alfredo é mais simples do que se imagina: manteiga, queijo parmesão e a água do cozimento da massa. A fama internacional veio após uma visita de Mary Pickford e Douglas Fairbanks em 1927, que presentearam o chef com talheres de ouro, impulsionando a divulgação do prato pelo mundo.
Leia também
Uma receita que atravessa gerações
Apesar de sua simplicidade, a receita original do Fettuccine Alfredo não leva creme de leite, um ingrediente frequentemente adicionado em versões modernas. A água do cozimento da massa é fundamental para a cremosidade do molho. O restaurante original, Il Vero Alfredo, em Roma, mantém a receita tradicional e continua encantando seus clientes. A história do Fettuccine Alfredo é uma prova de que a simplicidade e a qualidade dos ingredientes podem resultar em um clássico da gastronomia mundial, celebrando 110 anos de existência.



