CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘CBN Mulher’ com Heloisa Zaruh

Colunista conta os problemas vividos pelas mulheres muçulmanas no Brasil
CBN Mulher
Colunista conta os problemas vividos pelas mulheres muçulmanas no Brasil

Colunista conta os problemas vividos pelas mulheres muçulmanas no Brasil

Mulheres muçulmanas em Ribeirão Preto enfrentam intolerância religiosa

Preconceito velado e violência explícita

O uso do véu islâmico por mulheres brasileiras tem gerado situações de intolerância religiosa em diversas cidades, inclusive em Ribeirão Preto. Uma professora da USP local, Franci Rose Campos Barbosa, relata que, apesar de não ter sofrido violência pessoalmente desde que começou a usar o véu em março, conhece casos de mulheres que foram agredidas fisicamente – como uma que recebeu uma pedrada na cabeça – ou que foram forçadas a abandonar o uso do véu por medo de perseguição. A professora destaca a importância do uso do véu como expressão de sua fé e identidade religiosa.

A experiência pessoal e a criação de um grupo de apoio

Franci Rose, convertida ao islamismo há seis anos, explica que a decisão de usar o véu foi tomada após uma viagem à Nova Zelândia e um processo de aprofundamento em sua fé. Ela ressalta que o véu representa para ela uma devoção pessoal a Deus, e não uma imposição social. Para fortalecer a união e o apoio entre mulheres muçulmanas, ela participa do grupo Marianne, inspirado em um departamento feminino de uma mesquita em Londres. Este grupo reúne mulheres que usam e não usam o véu, promovendo debates sobre a fé e a espiritualidade. Em 2023, o grupo realizará seu segundo fórum em São Paulo, com o tema “Espiritualidade”, buscando construir uma sociedade mais justa e inclusiva.

Combate à intolerância e busca por diálogo

A experiência de Franci Rose e outras mulheres muçulmanas de Ribeirão Preto evidencia a necessidade de combater a intolerância religiosa e promover o respeito à diversidade religiosa. O relato de agressões físicas e a pressão social para abandonar o uso do véu demonstram a urgência de conscientizar a sociedade sobre a importância da liberdade religiosa e do respeito às diferentes práticas de fé. A participação em eventos como o fórum do grupo Marianne contribui para o fortalecimento da comunidade muçulmana e para a promoção do diálogo inter-religioso.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.