CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘CBN Mulher’ com Heloisa Zaruh

Levantamento aponta que o público feminino é o que mais consome jogos eletrônicos no Brasil
CBN Mulher
Levantamento aponta que o público feminino é o que mais consome jogos eletrônicos no Brasil

Levantamento aponta que o público feminino é o que mais consome jogos eletrônicos no Brasil

As mulheres representam a maioria dos jogadores de videogame no Brasil, com 52,6% do público consumidor, segundo pesquisa recente de uma empresa especializada em tecnologia interativa. Apesar desse número expressivo, muitas jogadoras enfrentam desafios significativos.

Machismo nos games online: um ambiente tóxico

Um dos problemas mais graves relatados pelas mulheres que jogam online é o machismo presente nas comunidades de games. Muitas escondem sua identidade feminina para evitar comentários ofensivos, como xingamentos, menosprezo e até mesmo ameaças. A cultura tóxica leva muitas a se sentirem obrigadas a assumir papéis secundários, de suporte, em vez de posições de destaque.

A invisibilidade feminina na criação de jogos

Além da experiência de jogo, a pesquisa também aponta para a baixa representatividade feminina na criação de jogos eletrônicos. Menos de 10% dos desenvolvedores são mulheres, o que contribui para a perpetuação de estereótipos e a falta de perspectiva feminina na concepção dos games.

A pesquisa, realizada em nível nacional, destaca a importância de combater o machismo nos jogos eletrônicos, um ambiente que, para muitas mulheres, deveria ser de lazer e até mesmo trabalho, já que existem campeonatos com premiações significativas. A inclusão de mulheres em todos os níveis da indústria de games é crucial para criar um ambiente mais diverso, respeitoso e representativo.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.