O que a Reforma da Previdência pode impactar na aposentadoria das mulheres? Tire suas dúvidas!
A reforma da Previdência em discussão no Brasil trará mudanças significativas para as mulheres, impactando diretamente suas aposentadorias. Para entender melhor essas alterações, conversamos com o advogado especialista Leandro Gomes de Paula, que esclareceu os principais pontos.
Novas Regras de Transição
Uma das novas regras de transição é a aposentadoria por pontos, que soma a idade com o tempo de contribuição. Atualmente, exige-se 86 pontos para as mulheres, aplicável a quem contribuiu por pelo menos 30 anos. Essa pontuação aumenta um ponto a cada ano, atingindo 100 pontos em 2033. Professoras terão uma redução de 5 pontos, mas a aposentadoria só será possível após os 60 anos ao término da transição.
Opções para Mulheres Próximas da Aposentadoria
Mulheres a até dois anos de completar 30 anos de contribuição (a partir de 28 anos) terão a opção de se aposentar sem idade mínima, com redução pelo fator previdenciário. Entretanto, haverá um pedágio de 50%; quem está a um ano de completar 30 anos precisará contribuir por mais seis meses além desse ano para acessar o benefício com a redução do valor.
Leia também
Aposentadoria por Idade
A aposentadoria por idade, atualmente aos 60 anos, passará para 62 anos. A regra de transição prevê um acréscimo de seis meses a cada ano até 2023, quando será atingida a idade de 62 anos.
A reforma da Previdência gera debates acalorados. Especialistas apontam a necessidade da reforma, mas também a importância de se ouvir a população, especialmente as mulheres, para que as mudanças sejam justas e equilibradas, evitando prejuízos para ambos os lados.



