Pesquisa revela que mulheres que viajam mais se sentem mais poderosas
O empoderamento feminino e as viagens internacionais estão intrinsecamente ligados, segundo pesquisa recente.
Viagens e Empoderamento Feminino
Uma pesquisa realizada pela Trafalgar, empresa de viagens norte-americana com atuação global, revelou que uma em cada três mulheres se sente mais poderosa após viajar. A pesquisa, divulgada em março de 2023, entrevistou mais de mil mulheres com idades entre 18 e 60 anos residentes nos Estados Unidos. As participantes relataram uma sensação de independência e capacidade de alcançar objetivos após suas viagens, sentindo-se mais confiantes e capazes.
Motivações para Viajar
A pesquisa também explorou as razões pelas quais as mulheres viajam. Para 66%, a principal motivação é fortalecer laços familiares. Outras razões incluem a necessidade de uma pausa na rotina (52%), a celebração de conquistas (36%), a busca por crescimento pessoal e reflexão (32%), e o aprendizado de novos assuntos (31%). Uma minoria (17%) busca testar seus limites pessoais por meio de viagens desafiadoras.
Leia também
Segurança e Independência
Apesar de reconhecerem os riscos, como a violência e o medo do desconhecido, especialmente para mulheres que viajam sozinhas, a pesquisa indica que esses fatores não impedem as mulheres de embarcar em novas aventuras. A crescente oferta de grupos e viagens específicos para mulheres solteiras demonstra uma tendência de maior segurança e independência feminina em viagens, inclusive em viagens solo, em qualquer idade. A pesquisa também destaca a busca por inspiração (69%), relaxamento (78%), aventura (48%) e contato com diferentes culturas (40%) como emoções desejadas pelas mulheres durante suas viagens. Uma pesquisa anterior, de 2016, já indicava que para 49% das entrevistadas, viajar traz mais felicidade do que o casamento.
Em resumo, as viagens se configuram como uma poderosa ferramenta de empoderamento feminino, proporcionando independência, crescimento pessoal e novas perspectivas de vida, mesmo diante de desafios e preocupações com a segurança.



