CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘CBN Mulher’ com Valeska Matheus

Pesquisa aponta que violência contra a mulher afeta negativamente a economia
CBN Mulher
Pesquisa aponta que violência contra a mulher afeta negativamente a economia

Pesquisa aponta que violência contra a mulher afeta negativamente a economia

A violência contra a mulher no Brasil acarreta um prejuízo anual de 1 bilhão de reais para a economia, segundo pesquisa realizada em nove capitais nordestinas.

Impacto Econômico da Violência de Gênero

Um estudo da Universidade Federal do Ceará, em parceria com o Instituto Maria da Penha e universidades internacionais, analisou dados de 10 mil mulheres durante o ano de 2016. A pesquisa revelou que a violência doméstica impacta significativamente a vida profissional das mulheres, causando danos psicológicos, mentais e físicos que resultam em menor produtividade e maior número de faltas ao trabalho.

Consequências para a Saúde Mental e o Trabalho

A pesquisa apontou que 48% das entrevistadas em Teresina, 42% em Aracaju e 40% em Natal relataram ter a saúde mental afetada pela violência doméstica, comprometendo seu desempenho profissional. Além disso, 50% das vítimas de violência doméstica afirmaram se sentir felizes, em comparação com 74% das mulheres que não sofrem violência. Os tipos de violência relatados incluem violência emocional (27%), física (17%) e sexual (7%). As mulheres que sofrem violência doméstica apresentam menor capacidade de concentração (51% contra 65% das mulheres sem esse problema) e faltam ao trabalho em média 18 dias a mais por ano. Em Salvador, elas permanecem 48% menos tempo em um emprego, enquanto a média nacional é de 22% a menos.

Esses dados demonstram a necessidade de políticas públicas eficazes para combater a violência contra a mulher, considerando não apenas o impacto social e psicológico, mas também o significativo prejuízo econômico que essa problemática representa para o país. A pesquisa completa está disponível no site do Instituto Maria da Penha.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.