Vendas de final de ano superam expectativa dos comerciantes
Neste Natal, o comércio espera um aumento significativo nas vendas, tanto online quanto em lojas físicas. Segundo Edmú Bernadis, especialista em varejo, o cenário econômico, apesar de ter apresentado altos e baixos em 2017, mostra sinais de crescimento.
Expectativas de crescimento
A Federação do Comércio (Fecomércio) projeta um aumento de 5% nas vendas em relação ao ano passado. No entanto, Bernadis acredita que o crescimento real será superior a essa previsão, impulsionado pelo aumento do ticket médio. Observa-se um aumento significativo de vendas, principalmente em lojas populares, com consumidores optando por presentes mais substanciais, ao invés de simples lembrancinhas.
Otimismo e estratégias de marketing
O otimismo no mercado é alimentado por fatores como a expectativa de efetivação de funcionários temporários e as estratégias de marketing agressivas, com sorteios e promoções. Essa movimentação surpreendente no mercado consumidor indica uma mudança de comportamento, com foco em presentes de Natal mais elaborados.
Leia também
Um olhar para o futuro
Apesar do otimismo, é importante considerar os compromissos financeiros que se aproximam em janeiro (IPTU, IPVA, material escolar etc.). A compra consciente e planejada é fundamental. A expectativa é de um Natal positivo para a economia, com um impacto positivo no crescimento e geração de empregos. O importante é que as vendas tragam um respiro para a economia e um clima de alegria para todos.



