CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘CBN Multimídia’ com Edmo Bernardes

Colunista fala do aumento das propagandas falsas e das notícias enganosas sobre saúde na internet
CBN Multimídia
Colunista fala do aumento das propagandas falsas e das notícias enganosas sobre saúde na internet

Colunista fala do aumento das propagandas falsas e das notícias enganosas sobre saúde na internet

Mais de 45 milhões de brasileiros buscam informações de saúde online, segundo dados do Cetic. Com tamanha demanda, é comum que profissionais e empresas médicas criem canais online, mas muitas vezes o resultado é a disseminação de notícias falsas e propagandas enganosas.

O Caso Dr. Bumbum e os Riscos da Publicidade Médica Irresponsável

A prisão do médico Denis Furtado, conhecido como Dr. Bumbum, após a morte de uma paciente em procedimento estético, trouxe novamente à tona a problemática da publicidade médica irresponsável. A divulgação online do médico, se autodenominando “o melhor do mundo”, demonstra uma falta de ética e expõe os riscos da falta de fiscalização.

A Falha na Fiscalização e o “Doutor Google”

O Conselho Federal de Medicina, embora tenha feito esforços para regular a publicidade médica no passado, parece ter relaxado na fiscalização. A facilidade com que informações incorretas se espalham online, impulsionadas por anúncios pagos no Google, contribui para o problema. A busca por informações médicas no Google (“Doutor Google”), apesar de comum, é arriscada e não substitui a consulta com um profissional qualificado.

Prevenção e Boas Práticas

Plataformas como Google e Facebook têm se esforçado para censurar conteúdo ofensivo, mas a fiscalização ainda é insuficiente. A responsabilidade pela comunicação ética e segura na área médica é compartilhada entre profissionais, conselhos de classe, plataformas digitais e o próprio paciente, que deve buscar informações em fontes confiáveis. Existem regras e códigos de ética disponíveis online, que devem ser consultados por profissionais e empresas do setor.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.