CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘CBN Mundo Digital’ com Eduardo Soares

Estados Unidos devem começar a checar as redes sociais de quem solicita o visto norte-americano
CBN Mundo Digital
Estados Unidos devem começar a checar as redes sociais de quem solicita o visto norte-americano

Estados Unidos devem começar a checar as redes sociais de quem solicita o visto norte-americano

O governo americano anunciou novas regras para emissão de vistos, exigindo o histórico das redes sociais dos últimos cinco anos de quem busca entrar no país. Essa medida, que entrará em vigor em 60 dias, gerou debates sobre privacidade e segurança.

Acesso a dados online: uma nova barreira para vistos americanos?

A partir de atrásra, candidatos a visto americano deverão fornecer acesso a suas contas de redes sociais (Twitter, Facebook, Instagram etc.) dos últimos cinco anos. A exceção fica por conta de diplomatas e algumas categorias específicas. Essa exigência levanta preocupações sobre a privacidade e o controle de informações pessoais.

Comparação com sistemas de vigilância em outros países

Essa nova política americana guarda semelhanças com sistemas de vigilância implementados em outros países, como o sistema de crédito social chinês. O programa chinês, baseado em um sistema de pontuação, monitora o comportamento dos cidadãos online e offline, impactando seu acesso a serviços e oportunidades. Embora os sistemas sejam diferentes, ambos demonstram uma tendência crescente de monitoramento digital e controle social.

Implicações para usuários de redes sociais

A nova regra para vistos americanos reforça a importância de cautela no uso das redes sociais. Não apenas para quem pretende viajar para os EUA, mas também para o mercado de trabalho, onde empresas analisam perfis online durante processos seletivos. A forma como nos apresentamos nas redes sociais pode impactar nossas oportunidades, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. A conscientização sobre a pegada digital é fundamental para navegarmos esse novo cenário.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.