Colunista comenta mais uma denúncia de vazamento de informações pessoais de usuários do Facebook
Mais um capítulo na investigação sobre o vazamento de dados do Facebook, que atingiu 50 milhões de usuários e pode ter influenciado a eleição de Donald Trump, veio à tona com o surgimento de uma nova empresa envolvida no escândalo.
Nova empresa implicada no vazamento
De acordo com o especialista em mídias digitais Eduardo Soares, a empresa Gregate IQ, criadora do software Recon, é a mais nova acusada. O software foi usado para traçar perfis de eleitores e direcionar campanhas políticas, manipulando dados de usuários do Facebook.
Medidas de segurança do Facebook
Em resposta à polêmica, o Facebook afirma ter diversas ferramentas de segurança. Recentemente, a empresa atualizou sua ferramenta “atalhos de privacidade”, que permite aos usuários rever e apagar publicações, controlar as configurações de compartilhamento e ativar a autenticação de dois fatores para maior segurança.
Leia também
Confiança abalada e o futuro do Facebook
Apesar das medidas tomadas, a confiança no Facebook foi abalada. As ações da empresa caíram significativamente, e especialistas apontam perdas expressivas. O Facebook promete novas medidas para dar aos usuários maior controle sobre seus dados, mas o impacto a longo prazo ainda é incerto. A expectativa é que a empresa tome medidas mais eficazes para recuperar a confiança dos usuários e garantir a segurança de suas informações.