CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘CBN Mundo Digital’ com Eduardo Soares

Black Friday pode ser um aquecimento para as vendas de Natal e uma oportunidade para estreitar relações com o consumidor
CBN Mundo Digital
Black Friday pode ser um aquecimento para as vendas de Natal e uma oportunidade para estreitar relações com o consumidor

Black Friday pode ser um aquecimento para as vendas de Natal e uma oportunidade para estreitar relações com o consumidor

A temporada de compras da Black Friday está aberta e promete ser ainda mais aquecida este ano. Lojas físicas e virtuais se preparam para receber consumidores dispostos a gastar, com mudanças significativas em relação aos anos anteriores.

Lojas Físicas Ganham Espaço

Um dado surpreendente da pesquisa da Provokers indica que o número de compradores em lojas físicas e online deve ser semelhante neste ano, com cerca de 50% para cada canal. O crescimento do consumidor omnichannel, que pesquisa online e compra na loja física, é um fator relevante. O custo do frete e a necessidade de examinar os produtos pessoalmente contribuem para a escolha das lojas físicas, assim como a insegurança de alguns consumidores em relação às compras online.

Preferências de Compra

As preferências de compra variam entre os canais. Em lojas físicas, os consumidores buscam principalmente alimentos, roupas, cosméticos, produtos de beleza e móveis. Já no ambiente online, a preferência se concentra em eletrônicos, como celulares, notebooks, Kindles e itens relacionados a games. A pesquisa aponta uma intenção de compra 58% maior em 2019 em comparação com 2018, com um gasto médio previsto entre R$ 1.300 e R$ 1.500.

Dicas para o Comércio

Para o sucesso na Black Friday, lojas físicas devem focar em exposição de produtos em oferta e divulgação online para atrair consumidores já informados sobre preços. A utilização de geolocalização para atrair clientes próximos à loja física também é uma estratégia eficaz, assim como o uso de SMS e outras ferramentas para chamar a atenção dos consumidores. Lojas online devem continuar a estratégia de competição por mercado, mantendo ofertas atrativas.

Em resumo, a Black Friday 2019 apresenta um cenário promissor para o comércio, com consumidores mais otimistas e preparados para as compras. A estratégia ideal envolve a combinação de canais online e offline, considerando as preferências e comportamentos específicos de cada um.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.