Colunista fala sobre a liberdade de expressão na internet; Brasil é o terceiro colocado no ranking com pior desempenho no mundo
A liberdade de expressão na internet, um direito fundamental em sociedades democráticas, encontra-se em declínio em diversas partes do mundo, incluindo o Brasil. O país ocupa a preocupante terceira posição no ranking de pior desempenho em liberdade de expressão online, segundo relatório da Free Don’t Know the Net 2019.
Cenário Brasileiro e Critérios do Estudo
O estudo analisou 65 países, avaliando a proteção governamental à liberdade online e a repressão à expressão. No Brasil, a pesquisa identificou três pontos críticos: dificuldade de acesso à informação e limitação de conteúdo, violação de direitos humanos na internet e falta de pluralidade de fontes de informação. A pesquisa também observou a autocensura por parte de jornalistas e cidadãos, especialmente em relação à mobilização política e à disseminação de fake news.
Impacto sobre Jornalistas e o Combate às Fake News
O relatório destaca o impacto negativo sobre jornalistas, que enfrentam ameaças e campanhas de descredibilização. A disseminação de informações falsas nas redes sociais, principalmente via WhatsApp, contribui para a restrição da liberdade de expressão e a manipulação da opinião pública. Recentemente, uma nova lei que pune a disseminação de fake news com finalidades eleitorais foi sancionada, representando um passo no combate a esse problema.
Leia também
Perspectivas Futuras
A situação da liberdade de expressão online no Brasil é complexa e exige ações contínuas para garantir o direito fundamental de acesso à informação e a livre manifestação de ideias. A nova legislação sobre fake news é um avanço, mas é necessário monitorar sua implementação e buscar outras medidas para promover um ambiente digital mais democrático e livre de censura.