Aumentam os crimes contra usuários do WhatsApp; especialista comenta como se prevenir dos golpistas
Golpes via WhatsApp: um aumento alarmante
O golpe do empréstimo
Um dos golpes que mais tem crescido no WhatsApp é o do empréstimo online. Golpistas se aproveitam do aumento das fintechs e bancos digitais, enviando mensagens prometendo créditos com taxas atrativas. De acordo com pesquisa realizada pelo Reclame Aqui, foram registradas mais de 680 ocorrências desse tipo em 2023, representando um aumento de 198% nos últimos dois anos.
Golpes em sites de vendas online
Outro golpe comum envolve anúncios em sites de vendas online como Mercado Livre. Golpistas entram em contato pelas vítimas pelo WhatsApp, alegando problemas com o anúncio e solicitando um recadastramento. Ao clicar no link fornecido, o usuário pode ter seu WhatsApp comprometido.
Leia também
Como se proteger
Embora seja difícil abandonar o WhatsApp, principalmente para fins comerciais, é possível se proteger desses golpes. Desconfie de mensagens oferecendo empréstimos ou solicitando recadastramento via WhatsApp. Priorize o contato telefônico com empresas e nunca clique em links suspeitos recebidos por SMS ou WhatsApp. Adicionalmente, ative a segurança em duas etapas nas configurações do seu WhatsApp, adicionando uma camada extra de proteção.
A prevenção contra esses golpes depende da desconfiança e da atenção aos detalhes. Ao seguir essas dicas, você reduz significativamente o risco de se tornar vítima.