Facebook lança ferramenta que apura denúncias de ‘fake news’ publicadas na rede
Após os escândalos eleitorais nos EUA, o Facebook lançou uma nova ferramenta para combater a desinformação no segundo turno das eleições brasileiras. A iniciativa visa apurar denúncias e punir quem espalha boatos e mentiras na plataforma.
Como funciona a nova ferramenta?
Segundo o professor Eduardo Soares, especialista em mídias digitais, a ferramenta permite que qualquer usuário denuncie posts com informações incorretas. Essas informações falsas geralmente envolvem detalhes sobre o processo de votação, como a possibilidade de votar por SMS ou em uma seção eleitoral diferente da designada. A ferramenta também oferece um canal direto para comunicação com as autoridades eleitorais.
Combate às contas falsas e anúncios políticos
O Facebook também adotou medidas para aumentar a transparência dos anúncios políticos. Agora, é obrigatório que anúncios políticos exibam o CPF ou CNPJ do candidato, permitindo que os usuários identifiquem facilmente propagandas pagas. A plataforma também tem removido contas falsas e trabalhado com parceiros para verificar fatos e remover conteúdos falsos.
Leia também
Segurança no segundo turno
Embora as novas ferramentas visem aumentar a segurança e combater a desinformação no Facebook, é importante lembrar que houve um recente ataque cibernético que afetou muitas contas. A plataforma oferece recursos para verificar se uma conta foi invadida. A expectativa é de que essas medidas contribuam para um segundo turno eleitoral mais transparente e seguro, principalmente considerando o grande volume de informações compartilhadas na rede social.