CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘CBN Mundo Digital’ com Eduardo Soares

Facebook passará a analisar a 'confiabilidade' dos perfis que compõem a rede social; especialista em mídias digitais comenta
CBN Mundo Digital
Facebook passará a analisar a 'confiabilidade' dos perfis que compõem a rede social; especialista em mídias digitais comenta

Facebook passará a analisar a ‘confiabilidade’ dos perfis que compõem a rede social; especialista em mídias digitais comenta

O Facebook, após diversos escândalos envolvendo vazamento de dados e manipulação de informações, anunciou uma nova iniciativa para melhorar a confiabilidade da sua plataforma. A empresa pretende criar um sistema de classificação de usuários, atribuindo a cada um um “ranking de confiança”.

Critérios de Avaliação

Ainda sem detalhes precisos sobre o funcionamento do algoritmo, sabe-se que a avaliação levará em conta diversos fatores do comportamento do usuário. A frequência e o tipo de denúncias feitas, a participação em discussões acaloradas, a quantidade de conteúdo compartilhado e até mesmo a forma como o usuário interage com a plataforma serão considerados. O objetivo declarado é combater a disseminação de fake news.

Implicações e Reações

A criação desse sistema de classificação gera preocupações. Usuários podem se sentir pressionados a modificar seu comportamento na rede social para obter uma boa pontuação, evitando críticas ou denúncias, mesmo que justas. A transparência sobre os critérios de avaliação e a divulgação pública do ranking também são pontos questionados. A comparação com a série Black Mirror, onde a classificação social impacta diretamente na vida dos indivíduos, ilustra o receio de uma possível manipulação e controle social.

Apesar da intenção de combater informações falsas, a iniciativa suscita debates sobre privacidade, liberdade de expressão e a manipulação do comportamento online. Resta aguardar para observar como esse novo sistema se comportará na prática e quais serão seus impactos reais na experiência do usuário no Facebook.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.