Programadores desenvolvem aplicativos que permite que usuário peça ajuda em caso de situações de risco; saiba mais
O assédio contra mulheres em espaços públicos é uma triste realidade em grandes cidades. Felizmente, aplicativos para celular têm surgido como ferramentas importantes para denúncias rápidas e eficientes.
Aplicativos para Denúncia de Assédio
Diversos aplicativos oferecem recursos para registrar e denunciar casos de assédio. Alguns, como o Help Me, enviam SMS para canais de denúncia, facilitando o processo mesmo em situações de emergência e com a possibilidade de mudança de telefones. Outros aplicativos, como o Help Me, permitem ainda gravar áudios, tirar fotos e enviar como provas.
Mapeamento de Áreas de Risco
Além da denúncia direta, outros aplicativos focam na prevenção. O Besafe, por exemplo, envia alertas para contatos pré-selecionados em situações de perigo, e até mesmo simula chamadas para ajudar a despistar alguém em situações embaraçosas. Já o Saipra Lá funciona como um Waze de segurança, permitindo que usuárias mapeiem locais inseguros, criando um guia colaborativo de rotas mais seguras.
Leia também
Tecnologia e Segurança
Embora a tecnologia ofereça ferramentas valiosas, a segurança pessoal continua sendo fundamental. Esses aplicativos facilitam a denúncia, garantindo em muitos casos o anonimato e superando a vergonha ou medo que muitas vezes impedem as vítimas de procurar ajuda. A conscientização sobre atitudes respeitosas e a busca por ambientes mais seguros são cruciais para combater o assédio. Para os homens, a reflexão sobre atitudes que podem ser consideradas assédio é essencial para construirmos um ambiente mais respeitoso e seguro para todas as pessoas.