Atualização da Apple promete deixar uso do celular menos viciante
A internet se tornou parte fundamental do nosso dia a dia, influenciando desde as atividades matinais até a comunicação. Entretanto, esse uso constante, especialmente entre os jovens, apresenta riscos de vício.
Novas tecnologias para um uso mais consciente
Com o objetivo de combater o vício digital, empresas como a Apple estão atualizando seus sistemas. O iOS 12, lançado em setembro, inclui recursos como a redução de luminosidade noturna, para evitar interrupções do sono, e um melhor controle de notificações, permitindo ao usuário silenciá-las em momentos específicos, como durante refeições em família ou reuniões.
Recursos para o controle do tempo de uso
Para crianças e adolescentes, os aplicativos de controle de tempo de uso serão aprimorados, limitando não apenas o tempo de acesso, mas também a visualização de notificações. Os pais terão maior controle sobre o uso dos aplicativos pelos filhos.
Leia também
Inteligência artificial e segurança de dados
Assistentes virtuais, como a Siri da Apple, estão se tornando cada vez mais inteligentes, realizando tarefas como pedir comida ou agendar compromissos. A Apple também prioriza a segurança dos dados dos usuários, utilizando inteligência artificial processada no próprio dispositivo, em vez da nuvem, reduzindo o risco de vazamento de informações. O navegador Safari, por exemplo, inclui alertas sobre a coleta de dados, permitindo ao usuário autorizar ou não o acesso.
Embora a conectividade seja uma necessidade na sociedade moderna, é crucial utilizá-la de forma consciente, buscando um propósito em cada conexão e evitando que a tecnologia se torne um fardo. O uso equilibrado e responsável da tecnologia é a chave para aproveitar seus benefícios sem cair em armadilhas do vício digital.