Promoções ‘chamativas’ da Black Friday nem sempre trazem o melhor custo-benefício
A Black Friday, tradicional data de compras nos Estados Unidos, chegou ao Brasil e se tornou um evento aguardado por muitos consumidores. Porém, é preciso cautela, pois nem todas as ofertas são tão vantajosas quanto parecem. Este ano, o Procon lista 307 sites e comércios eletrônicos fraudulentos, reforçando a necessidade de atenção redobrada.
Dicas para compras seguras na Black Friday
Antes de comprar, pesquise bastante! Utilize ferramentas de comparação de preços disponíveis online para garantir que está obtendo a melhor oferta. Desconfie de preços muito abaixo do mercado e de ofertas que parecem boas demais para ser verdade. Verifique se o site possui um cadeado no endereço (https), indicando criptografia, e se há informações como CNPJ, telefone e redes sociais atualizadas. A existência de um número de telefone e e-mail de contato também é um sinal positivo.
Cuidado com sites falsos e golpes
Esteja atento a sites falsos que imitam lojas conhecidas. Preste atenção em detalhes como nome, logo e cores, que podem ser muito parecidos com os originais, mas com pequenas diferenças. Desconfie de mensagens de SMS, WhatsApp e e-mails com ofertas muito abaixo do preço de mercado. Antes de comprar, verifique se a loja não está na lista de sites fraudulentos do Procon ou se possui reclamações no Reclame Aqui.
Leia também
Segurança na hora da compra
Para evitar problemas, pesquise sobre a reputação da loja antes de efetuar a compra. Verifique se o site possui um certificado de segurança (cadeado no endereço), informações de contato claras e atualizadas, e se há avaliações de outros consumidores. Ao receber ofertas por SMS, WhatsApp ou e-mail, desconfie de promoções muito abaixo do preço de mercado e verifique a autenticidade da mensagem antes de clicar em links ou fornecer informações pessoais. Com atenção e pesquisa, é possível aproveitar os descontos da Black Friday com segurança.