Você também aderiu ao cultivo de hortas em casa? Nutricionista fala dos benefícios e dos cuidados que devem ser adotados
Cultivar alimentos em casa tem se tornado cada vez mais popular, especialmente após o período de isolamento social. Mas como garantir o sucesso dessa empreitada? A nutricionista Cristina Trovó nos dá algumas dicas importantes.
Benefícios de uma horta em casa
Os benefícios de ter uma horta doméstica são inúmeros. Além do ganho nutricional com o consumo de verduras e frutas frescas, a atividade proporciona bem-estar psicológico, atuando como uma terapia em tempos de estresse. A horta contribui para um estilo de vida mais saudável, combatendo o consumo excessivo de alimentos industrializados e promovendo hábitos alimentares mais equilibrados.
Dicas para o cultivo em espaços pequenos e com baixo custo
Mesmo com pouco espaço e orçamento limitado, é possível cultivar uma horta produtiva. Comece com ervas aromáticas como alecrim, orégano, manjericão e salsinha. O tomate cereja também é uma boa opção. Para reduzir custos, considere o cultivo de plantas alimentícias não convencionais (PANCs), como taioba, ora-pro-nóbis e capuchinha. Essas plantas podem ser cultivadas em vasos, jardineiras ou até mesmo em terraços.
Leia também
Cuidados e planejamento para uma horta de sucesso
Para garantir uma boa colheita, escolha um local com boa luminosidade e regue as plantas regularmente, respeitando as necessidades de cada espécie. Pesquise sobre o ciclo de vida e as características de cada vegetal para otimizar o cultivo. Planeje o plantio considerando a safra e as épocas mais propícias para cada alimento, garantindo uma produção durante todo o ano. O cultivo doméstico de alimentos é uma atividade benéfica para a saúde, o bem-estar e a economia doméstica, além de ser uma excelente forma de educar as crianças sobre a importância de uma alimentação saudável e equilibrada, combatendo os problemas de saúde causados pela falta de nutrientes essenciais.