CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘CBN Nutrição’ com Cristina Trovó

O consumo do feijão pode aumentar a produção de gases? Ouça a coluna e tire suas dúvidas
CBN Nutrição
O consumo do feijão pode aumentar a produção de gases? Ouça a coluna e tire suas dúvidas

O consumo do feijão pode aumentar a produção de gases? Ouça a coluna e tire suas dúvidas

O feijão, alimento essencial na dieta brasileira, muitas vezes é evitado devido aos gases e desconfortos abdominais que pode causar. Mas será que é possível driblar esses efeitos indesejados?

Os Vilões da Flatulência

A principal causa dos gases após o consumo de feijão são os carboidratos, muitas vezes não totalmente digeridos pelo nosso organismo. Essa falta de digestão leva à fermentação no intestino, resultando em flatulência. Além do feijão, outras leguminosas como ervilha, lentilha e grão-de-bico também podem provocar o mesmo efeito.

Dicas para um Feijão sem Gases

Felizmente, existem maneiras de minimizar o problema. O preparo tradicional, com o feijão de molho de 8 a 12 horas e a troca da água antes do cozimento, é fundamental. A duração do cozimento varia de acordo com o tipo de feijão e o utensílio utilizado (panela comum ou de pressão). Adicionar uma folha de louro durante o cozimento também auxilia na digestibilidade. Outra opção é optar pelo feijão azuki, que possui menor quantidade de rafinose, uma substância que contribui para o desconforto intestinal. Apesar de ser mais caro (quase o dobro do preço de outras variedades), o feijão azuki é mais nutritivo e uma excelente fonte de proteína para vegetarianos e veganos. Como alternativa ao molho de 8 a 12 horas, o feijão pode ser deixado de molho em água quente por 10 a 15 minutos, lavado e cozido em seguida.

Embora o consumo de feijão tenha diminuído, seus benefícios nutricionais são inegáveis. A combinação arroz e feijão representa uma opção acessível e rica em nutrientes, fornecendo uma proteína completa e de alto valor biológico. Com os métodos de preparo adequados, é possível desfrutar de todos os benefícios do feijão sem os inconvenientes da flatulência.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.