O que foi novidade na nutrição nos últimos cinco anos? Nossa colunista faz uma retrospectiva
Nos últimos cinco anos, a nutrição ganhou destaque na mídia e no dia a dia dos brasileiros. Novas dietas e alimentos surgiram, alterando hábitos alimentares e gerando debates sobre seus benefícios e malefícios.
Tendências em Nutrição: Uma Retrospectiva
De dietas da moda, como a dieta do serrano e a sem glúten, a alimentos como chia, goji berry, cramberry e tapioca, a variedade de opções e informações impactou a alimentação. A ciência da nutrição, contudo, reforça a importância de uma alimentação equilibrada e saudável, acima das tendências passageiras. A reabilitação de alimentos como os ovos, antes considerados vilões, exemplifica a mudança de paradigma.
Novos Alimentos e seus Custos
Alguns alimentos saudáveis, como chia e goji berry, apesar de seus benefícios, apresentam custos mais elevados. A nutricionista Cristina Trovó sugere alternativas mais acessíveis, como o açaí, que oferece nutrientes similares. A escolha por alimentos regionais e de época é uma estratégia para uma alimentação saudável sem comprometer o orçamento.
Leia também
- Cristina Saipp, uma das personagens do livro 'Mulheres da Cana-de-Açúcar', é entrevistada na CBN Ribeirão
- A importância da nutrição adequada para prevenir lesões durante os exercícios e emagrecer
- Interdição e obras na rua Teresa: Rua Teresa Cristina tem ao menos cinco quarteirões com interdições para serviços da Saerp
Equilíbrio e Qualidade de Vida
A busca por uma vida mais saudável envolve diversos fatores, incluindo alimentação, atividade física e bem-estar emocional. O equilíbrio entre esses elementos é fundamental para uma vida plena e nutritiva. A variedade de alimentos e a conscientização sobre os seus benefícios contribuíram para uma mudança positiva nos hábitos alimentares da população nos últimos anos.