Quais alimentos devem ser evitados em tempos de pandemia? Confira as dicas da nutricionista!
A preocupação com a saúde em tempos de pandemia é grande, e a alimentação desempenha um papel crucial. Alguns alimentos podem ser grandes aliados, enquanto outros, consumidos em excesso, podem prejudicar nossa imunidade. Conversamos com a Dra. Cristina Trovó, nutricionista, para esclarecer quais alimentos são importantes e quais devem ser evitados.
Alimentos essenciais durante a pandemia
De acordo com a Dra. Trovó, os alimentos mais simples, baratos e nutritivos são os melhores. Arroz e feijão, por exemplo, são essenciais na dieta brasileira, fornecendo proteínas e fibras. Carnes (cozidas ou assadas), ovos e peixes também são importantes fontes de proteína. Vegetais folhosos escuros, como couve e espinafre, são ricos em nutrientes, assim como legumes coloridos. A especialista recomenda variar os tipos de arroz, feijão, carnes e formas de preparo. As frutas, especialmente as ricas em vitamina C, como laranja e mexerica, devem compor a sobremesa.
Alimentos a serem evitados
A nutricionista destaca que os alimentos menos saudáveis, como bolachas, refrigerantes, sucos industrializados, doces e chocolates, devem ser consumidos com moderação ou evitados. Esses alimentos, ricos em produtos químicos e pouco nutritivos, contribuem para a obesidade e outras doenças crônicas, que podem agravar os sintomas da Covid-19. A Dra. Trovó alerta para o consumo excessivo de frituras, bebidas calóricas e açúcares, principalmente em períodos com atividades físicas mais limitadas.
Leia também
- Cristina Saipp, uma das personagens do livro 'Mulheres da Cana-de-Açúcar', é entrevistada na CBN Ribeirão
- A importância da nutrição adequada para prevenir lesões durante os exercícios e emagrecer
- Interdição e obras na rua Teresa: Rua Teresa Cristina tem ao menos cinco quarteirões com interdições para serviços da Saerp
Manter uma alimentação equilibrada, prática e nutritiva é fundamental para fortalecer o sistema imunológico, especialmente em tempos de pandemia. A combinação de uma dieta saudável com atividade física, mesmo que em casa, contribui para uma melhor qualidade de vida e bem-estar.